Como é o aparelho autoligado?
- Dra Camille van der Broocke
- 21 de set. de 2024
- 3 min de leitura

Se trata de uma variação mais higiênica e ágil comparado ao modelo fixo tradicional.
Aparelho autoligado ou autoligavel é um aparelho fixo que contem braquetes porem não é necessária a utilização das borrachinhas que irão ao redor dos braquetes. A estrutura do braquete possui uma “porta” que abre e fecha prendendo o fio ao braquete, e isso por si só já é suficiente para fazer a sustentação e ligar o fio aos braquetes.
É por esse tipo de gancho que há a fixação do arco ortodôntico, fazendo com que o atrito entre o aparelho e os dentes diminua, aumentando a durabilidade do tratamento.
Pela falta das borrachinhas, o aparelho autoligado costuma ser uma opção bastante atraente, já que para que é uma opção mais estética e discreta.
Outro diferencial do aparelho autoligado é que a duração do tratamento costuma a ser mais rápida, apresentando resultados satisfatórios em um curto período de tempo.
O tratamento com o aparelho autoligado também é bastante semelhante ao convencional. É feita uma pressão suave nos dentes pela estrutura do aparelho, seu fio ortodôntico e braquetes, fazendo com que eles se movimentem para a direção correta de seu posicionamento. É por essa atuação do aparelho que há a correção do sorriso.
Dessa forma, pela ausência da borrachinha, o famoso elástico colorido, não compromete em seus resultados, que podem ser até mesmo mais rápidos.
Na falta das borrachinhas, o fio se encaixa diretamente no braquete e movimenta-se segundo a direção e força empregada (do fio com o braquete).
Também se assemelhando ao aparelho fixo tradicional, o aparelho autoligado é amplamente indicado. A partir do momento de que a abordagem com um aparelho fixo pode ser indicada, o aparelho autoligado está entre as possíveis opções.
Desde problemas de alinhamento e oclusão, até mesmo de perda dentária, o aparelho autoligado possui a mesma eficiência do que os demais modelos. Entre as principais motivações estão:
Dentes desalinhados;
Mordida cruzada;
Diastema;
Apinhamento dentário;
Mordida profunda ou Sobremordida;
Má oclusão dentária.
Logo, assim como o aparelho fixo, o aparelho autoligado não apresenta nenhum tipo de contraindicação. A melhor indicação, no final das contas, será feita pelo dentista, que levará em conta as particularidades do caso, as necessidades do tratamento e a o quadro clínico do paciente.
O uso do aparelho autoligado não possui restrição de idade, sendo o estudo do caso o fator determinante para a escolha. Ainda sobre a ausência das borrachinhas, a estrutura do aparelho autoligável acaba por simplificar a higiene bucal. No entanto, é importante levar em consideração de que ela não deve ser de nenhuma forma ignorada, ainda sendo determinante para um tratamento mais tranquilo e para um sorriso mais bonito e saudável.
Durante o tratamento com um aparelho fixo, a higiene bucal deve está sempre em dia, já que restos de alimentos tendem a grudar por entre as suas estruturas, favorecendo a proliferação de bactérias.
A escovação deve ser feita com uma escova de cerdas macias e por um creme dental com flúor, revezando entre movimentos suaves, circulares e de varredura. A escovação deve ocorrer ao menos 3 vezes ao dia e ser acompanhada da passagem de fio dental e do bochecho com um enxaguante bucal sem álcool.
Como ocorre no aparelho fixo, a passagem do fio dental deve ser feita com a ajuda de um instrumento específico ou por um produto de pontas de cera. O bochecho com enxaguante bucal, por sua vez, deve durar ao menos 30 segundos para ter efeito.
O tempo de duração do tratamento costuma variar de 12 e 36 meses. No entanto, o tempo está diretamente ligado com a disciplina do paciente.
Diante da má escovação, problemas podem fazer com que alguns tratamentos sejam necessários e interrompam o tratamento ortodôntico, como o tratamento de canal e a exodontia.
Além disso, o tempo pode variar quanto a gravidade do caso, já que a movimentação dos dentes é gradual e dependendo da distância do posicionamento ideal pode precisar de um tempo maior. É o dentista, pelas visitas regulares ao consultório, que irá observar se a movimentação está sendo efetiva e se já foi ou não suficiente.
Por fim, são vários os benefícios que o aparelho autoligado é capaz de proporcionar, são eles:
Melhor estética e aparência discreta;
Promoção de conforto;
Higiene bucal facilitada;
Rapidez no tratamento;
Menos dor durante o tratamento – pela ausência das ligaduras elásticas;
Manutenções em um maior intervalo de tempo e mais rápidas;
Maior resistência.
Quer saber mais? Agende sua consulta agora mesmo.
Dra. Camille van der Broocke CRO - 18952
Harmonização Facial | Ortodontia | Invisalign Doctor
Seja Padrão Dra. Camille Broocke: Padrão de beleza é você sentir se bem.
Invisalign Doctor em Curitiba
Endereço: Rua Camões 1476, Hugo Lange.
Ahú, Curitiba - PR
(41)3434-4343 | Whatsapp (41) 99573-4235⠀⠀⠀⠀⠀
Comments